Playstation E Sua Simbologia

Texto por Kevin Gifford;
Adaptado por Fantino Zero 3


O design do Playstation desenvolvido por Teyou Goto para a Sony, sem dúvidas nos mostra o que são pessoas de persistência e visão à frente das demais. Digo isso, pois houve resistência da gerência em partes do projeto que após concluído
deram a singularidade à Sony no mundo dos games. Confira a síntese colocada em pauta:


Teiyu Goto, que ingressou na Sony após graduar-se em uma escola técnica em 1977, trabalhou no design externo de várias consolas PlayStation, bem como seus controles e outros periféricos para os últimos 17 anos. Seu primeiro envolvimento com o projeto da Sony se deu no verão de 1993. "Meu chefe na época me perguntou se eu estava interessado em algum jogo de console", recorda-se. "Eu gostava de jogos e brinquei muito com eles em meus tempos livres, por isso foi fantástico para mim poder trabalhar no que gostava de fazer mais. Então eu comecei viajando para o escritório do Aoyama e conversar com Kutaragi sobre várias coisas, comecei a trabalhar no projeto do sistema". Já que o sistema de jogos foi uma nova categoria para a Sony, Goto recebeu carta branca para ir em qualquer direção que queria com o projeto. "Eu pensei em desenhos variados para o console, mas acabamos indo a uma forma muito simples no final, uma caixa básica com um círculo na parte superior para o CD-ROM", disse ele. "O console em si foi um processo de design relativamente fácil, mas nós passamos por um grande número de fases com o controle". O que era tão difícil a respeito de um controle? "O Super NES foi um enorme sucesso na época e, naturalmente nós queríamos jogadores de SNES aprimorados em nosso sistema", diz Goto. "Por isso, o departamento de gestão não queria que o controle sofresse uma mudança radical. - Eles disseram que tinha que ser um tipo de padrão de design ou os jogadores não aceitariam isso". Ignorando o pedido da gerência, Goto veio com um projeto que tinha garras em ambas as extremidades e mostrou para Norio Ohga, presidente da Sony na época. "Eu ainda me lembro dele dizendo claramente que 'o controle é a parte mais importante de qualquer jogo'", recordou Goto. "Ohga pilota aviões e helicópteros, então ele usou o termo 'manche' para falar sobre o controle. Ele realmente gostou das garras no controle, porque isso o deixou ter uma idéia do estilo 3D sobre a situação".

"O triângulo representa o ponto de vista... o quadrado representa uma folha de papel... o X e o círculo representam decisões de não e de sim..."

A administração ainda era bastante hostil. "Eles me disseram que o projeto simplesmente não era bom, que os jogadores não iriam gostar. Encerramos a mudança para um projeto de controle plano e que sobreviveu todo o caminho até o ponto de começar a fazer os moldes". Em uma apresentação interna, onde variados grupos mostraram seus trabalhos em progressos para a cúpula. Durante esse relatório que mostrou o projeto do controle plano, explicando que esta é a forma como as consolas de jogos trabalham agora, e Ohga foi totalmente lívido para mim. 'Isso não é bom! Mude! O que estava errado com o que você me mostrou antes?' Foi um impulso enorme para mim, dizendo isso na frente de todo mundo - isso me fez sentir como se eu tivesse certo o tempo todo". Apesar disso Goto continuou: "as opiniões da administração não alteraram em nada. Mostraram à Ohga o controle plano novamente mais tarde e disseram que isso é o que eles queriam, mas Ohga estava prestes a lançar o modelo certo de volta. Fui lá e eu não queria o rompimento do modelo, então eu parei. A administração estava muito irritada e não tive escolha a não ser seguir-la".

"A  combinação desses simples símbolos, tem vindo a representar tanto a PlayStation e a diversão dos video games, e ser capaz de comunicar que é uma grande coisa"

Isso explica como o controle ganhou o seu visual, mas não como os botões ganharam seus incomparáveis nomes. "Isso também foi muito difícil", revelou Goto. "Outras companhias de jogos na época tinham atribuído letras do alfabeto ou cores para os botões. Queríamos algo simples de lembrar, e é por isso que nós fomos com ícones ou símbolos e eu vim com a combinação triângulo-círculo-X-quadrado imediatamente depois. Eu dei a cada símbolo um significado e uma cor. O triângulo representa o ponto de vista, ele aponta para onde você supostamente deve olhar e por isso a cor escolhida foi a verde. O quadrado representa uma folha de papel e representa os menus e documentos, e sua cor é a rosa. O X e o círculo representam decisões de não e de sim, respectivamente atribuídas às cores vermelha e azul." Olhando para trás, Goto vê em seu trabalho no controle de PlayStation como o tipo de chance que vem uma vez na vida. "Chegar a esse uso de símbolos simples em um projeto é uma oportunidade extremamente rara, e foi realmente um golpe de sorte para mim", disse ele. A combinação desses simples símbolos, tem vindo a representar tanto a PlayStation e a diversão dos video games, e ser capaz de comunicar que é uma grande coisa".


Modelo piloto do controle, quase que se torna o definitivo



Modelo final do projeto Playstation

Fonte: www.1up.com


----------------------------------------------------------------
 Críticas, sugestões, pedidos entre outros, entre em contato pelo e-mail:
akkumazero3@gmail.com
Share:

3 comments:

  1. Muito bacana a matéria! Bacana saber o significado dos botões e de toda tragetória visual desse aparalho incrível. Abraço e sucesso!

    ReplyDelete
  2. Não conhecia a idéia por trás dos botões do playstation não, muito legal a matéria! seu blog já foi adicionado aos favoritos aqui,rs... se possível, faça algo relacionado ao N64!!! flw!

    ReplyDelete
  3. Bom dia Ponto e Zephyrous!

    Obrigado pela visita e comentário no blog! É importante a interação entre todos!
    Agradeço pela mensagem e felicitações Ponto, e Zephyrous, o seu pedido foi anotado e está em andamento, porém não posso prometer uma data em específico, pois infelizmente não vivo do blog.

    Abraços e fiquem em harmonia em suas respectivas vidas!

    Fantino Zero 3

    ReplyDelete

Labels

Recent Posts

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.